Blog Educação & Cidadania

Blog   Educação  &  Cidadania

Ulisses F. Araujo

Professor Titular Sênior

Universidade de São Paulo

uliarau@usp.br

Este é um espaço de reflexão e ação, voltado para a publicação de textos que reflitam as lutas da sociedade em prol da construção de uma vida mais justa, solidária e feliz, para cada um e para todos os seres do planeta. Tendo a educação como referência, e a responsabilidade pessoal e coletiva como princípio de ação, outras temáticas desafiadoras, complexas e candentes serão abordadas e discutidas neste blog.

O Pandemônio Escolar na Pandemia

O Pandemônio Escolar na Pandemia. Já se vão nove meses que o mundo começou a enfrentar essa situação inusitada e dolorosa da pandemia do COVID-19, que tantos efeitos têm provocado na vida da maioria dos habitantes do planeta. Para além dos momentos de medo, dor, empatia, raiva, esperança, desesperança e reflexões variadas sobre a vida e a sociedade, tenho vivenciado tudo isso de forma paradoxal nos meus múltiplos papéis sociais. Como pai de uma criança em idade escolar, pesquisador no campo da educação, cidadão politicamente engajado e professor universitário, refletir sobre o impacto dessa pandemia nos diversos atores e instituições do universo educacional me leva a compreender que o termo pandemônio, em sua forma figurada, é o que melhor reflete…

Os Direitos humanos e as novas cruzadas

  O ano de 2018 foi especial para o mundo por se celebrar os 70 anos de promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pela Organização das Nações Unidas. Esse documento tornou-se um marco na história civilizatória de nosso planeta principalmente porque trouxe para o centro da política internacional um pacto em torno dos direitos de cada um e de todos os seres humanos. Depois de duas décadas de ditadura militar, o ano de 2018 foi especialmente emblemático para a sociedade brasileira, também, por se celebrar os 30 anos da promulgação da constituição brasileira, que ficou conhecida como a “constituição cidadã” por ter incorporado no sistema jurídico-social brasileiro os princípios da DUDH. De forma surpreendente para muitos (eu, inclusive), a celebração…

Inovando o ensino superior

  Vejam o vídeo de minha apresentação na mesa redonda online organizada pelo Colégio Oswald de Andrade (São Paulo), em 01/06/2020, para debater Pesquisa Para quê? Nessa discussão apresento o projeto inovador da escola de Artes ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, que completou 15 anos em 2020.