Projetos

Projetos

2020 – Atual

A formação de professores para inovar a educação brasileira

Descrição: Este projeto de pesquisa pretende estudar os processos de implementação de propostas de formação de professores voltadas para o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos necessários para levar para as salas de aulas de educação básica as novas arquiteturas pedagógicas, partindo de um levantamento em nível nacional sobre a percepção e a representação que professores e estudantes de cursos de formação de professores têm sobre as inovações educativas e as novas arquiteturas pedagógicas que vêm sendo demandadas na educação contemporânea.

Financiador: Instituto MRV

2018 – Atual

O desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais e de cidadania por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem na formação de estudantes universitários

Descrição: Este projeto de pesquisa pretende estudar se o emprego de metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), o Design Thinking (DT) e a cultura Maker, no desenvolvimento de projetos de cidadania baseados na Declaração Universal dos Direitos humanos favorece a construção do que se entende por habilidades necessárias para o século XXI e a construção de habilidades sócio-emocionais em jovens universitários.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

2016 – 2017

PBL and Innovation International Network

Descrição: For this research goal the UNESCO Aalborg Centre will establish a global network of researchers and experts within PBL in Engineering, Science and Sustainability from developing and developed economies. This project is to explore possibilities for forming more formal collaboration around research and PhD-training on PBL, innovation and sustainability. The expected outcome will be: – establishment of contacts for future research projects on higher education and innovation – establishment of PhD agreements: agreement on mobility, collaboratively offering of PhD courses and joint degree programs.

Financiador: Danish Agency for Science Techonolgy and Innovation

2015 – 2017

O uso de metodologias ativas e de experiências interativas de aprendizagem na formação de professores para educação em cidadania

Descrição: Visando implantar novos modelos pedagógicos a partir de espaços e tecnologias colaborativas na formação de professores, tendo temáticas de cidadania como referência em processos de aprendizagem interativa experienciais, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é avaliar como o uso de metodologias ativas de aprendizagem, como a Aprendizagem em Problemas e por Projetos (ABPP) e o Design Thinking (DT), aliado ao uso de ferramentas e metodologias como o Fishbowl, podem ter na aprendizagem e no engajamento de professores e estudantes na resolução de problemas em temáticas de cidadania da escola e da comunidade.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

2013 – 2015

AIRO: Act-Interact-Reflect-Observe Dissemination of pedagogic models, collaboration and learning technologies for cognitive apprenticeship problem- and project-based learning experiences

Descrição: The AIRO project will be a collaborative education dissemination effort that aims to improve in the context of the "Ethics, Values and Citizenship" (EVC) course that is offered in twelve cities and seven campuses at the University of Sao Paulo (USP) in Brazil, as a result of an agreement between the University of São Paulo (USP) and the Virtual University of the State of São Paulo (UNIVESP). The EVC course aims to train teachers to promote in their daily school work activities that foster ethics and citizenship education, based on respect for human diversity. A central goal of the EVC course is to introduce Project- and Problem-based learning (PBL) as a main pedagogical method. The focus will be on collaborative approaches that consider the school’s real problems and scientific methods to understand and solve problems.

Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

2010-2015

Curso de Especialização em Ética, valores e cidadania na escola

Descrição: Curso semi-presencial oferecido para 2.600 professores de educação básica, com encontros semanais obrigatórios de 4 h/a para o desenvolvimento de projetos coletivos e cooperativos baseados nos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), Design Thinking e na realidade cotidiana das escolas. As demais atividades acadêmicas foram desenvolvidas por meio de ferramentas digitais/virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizadas na internet, por meio de programas da UNIVESP TV e por meio de vídeo-aulas.

Financiador(es): Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

2011 – 2015

EHHI – Eudaimonic and Hedonic Happiness Investigation

Descrição: This is an international study exploring lay people?s definitions of happiness, goals and meanings, as well their relationship with well-established constructs assessed through quantitative instruments, such as life satisfaction, meaning in life, positive emotions, and mental health.

2009 – 2012

Valores e projetos de jovens universitários brasileiros: Um estudo de psicologia, educação e cidadania

Descrição: Este projeto de pesquisa pretende estudar os valores e os projetos de vida (purpose) de jovens universitários brasileiros que dedicam uma boa parte de sua vida e de seu tempo em prol de ações de transformação do mundo, bem como estudar os mesmos aspectos em jovens cuja organização de sua vida pessoal e social encontram-se afastados de preocupações coletivas e mais direcionados `a satisfação de seus interesses e necessidades pessoais. Pretende-se, com isso, compreender como tais projetos de vida e valores podem contribuir para a construção de identidades morais e para as ações que envolvem transformações sociais, a partir da construção de ações educativas.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2009 – 2011

O papel dos sentimentos e emoções nos projetos de vida (purpose) dos jovens de cinco regiões brasileiras

Descrição: Trata-se de um projeto que, para além de avançar no estudo sobre os processos psicológicos que podem levar o ser humano a construírem valores morais que almejem a realização de projetos significativos para o self, com conseqüências para o mundo que extrapola o self (purposes), tem o compromisso de estudar e desenvolver novas perspectivas e modelos para uma educação que promova a ética, a cidadania, e que levem os jovens a construírem projetos de vida (purposes) significativos para eles e para a sociedade na qual vivem. Buscando refletir a realidade nacional, os dados desta pesquisa serão coletados nas cinco regiões geopolíticas do Brasil, considerando a proporção da população de jovens de cada uma das regiões no total da população brasileira. Com isso, a amostra de cada região será proporcional ao seu percentual na distribuição da população juvenil brasileira.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

2009 – 2011

Valores e projetos vitais de jovens brasileiros

Descrição: O objetivo do presente projeto é estudar os valores e os projetos vitais (purpose) de jovens do ensino médio que dedicam uma boa parte de sua vida e de seu tempo em prol de ações de transformação do mundo e em direção a projetos eticamente desejáveis, visando trazer indícios importantes para a compreensão sobre a influência que os projetos/purpose têm na construção de identidades morais e para ações que envolvem transformações sociais.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

2008 – 2010

Projetos bem sucedidos de Educação Moral: Em busca de experiências brasileiras

Descrição: Esta pesquisa pretende investigar e descrever experiências brasileiras bem sucedidas de educação moral ou educação em valores morais (ou éticos) em escolas públicas de ensino fundamental e médio. Essas experiências serão coletadas a partir de questionários aplicados junto a professores estaduais que estão frequentando cursos de Educação em Direitos Humanos em 15 estados brasileiros promovidos pelo MEC/SEB/SECAD e coordenados pela UFPB, sendo 500 professores por estado em parceria com as Universidades Federais e as Secretarias Estaduais de Educação. Os dados serão coletados, também, junto às Secretarias Estaduais de Educação dos estados brasileiros, mediante o preenchimento de questionário. Num primeiro momento, com uma questão aberta, consideraremos como bem sucedidas aquelas experiências que assim forem selecionadas, representadas e descritas pelos participantes da pesquisa. Num segundo momento, mas no mesmo questionário, através de questões fechadas e abertas e da análise das respostas dos expositores, examinaremos as experiências descritas à luz de critérios extraídos da literatura atual sobre Educação Moral. Buscaremos examinar as finalidades, meios, procedimentos, os participantes, os alcances, resultados, modos de avaliar e duração dessas experiências, assim, como outros aspectos mais específicos da educação moral e em valores éticos. Investigaremos, ainda, os limites de tais experiências buscando saber o que dificulta a sua aplicação e os aspectos contextuais e regionais que marcam e personalizam cada situação descrita. Finalmente, selecionaremos algumas experiências que se destacaram como especialmente bem sucedidas para visitá-las, de forma a descrevê-las mais profundamente e em função dos contextos culturais e regionais em que aconteceram. Nessa situação, faremos entrevistas com propositores e participantes das experiências. Esta pesquisa contará com um grupo de apoio de pesquisadores participantes da ANPEPP (Associação Nacional de Pós-Graduação em Psicologia).

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

2007 – 2013

Ethics, health and epilepsy: an educational intervention - Vinculado ao Education and Social Interaction (EaSI), do Projeto CINAPCE (Cooperação Interinstitucional de Apoio a Pesquisas sobre o Cérebro)

Descrição: CInAPCe in joint effort with ASPE, executor of the National Project on Epilepsy in Brazil and official participant of the Global Campaign ? Epilepsy out of the Shadows, propose to fight stigma in epilepsy and improve social acceptance of people with epilepsy in our society. In order to achieve this objective, it is proposed a series of operational research to define related factors and magnitude of epilepsy stigma in our community, and assess proactive ways of fighting it. In addition, it is proposed to look for the neural substrate of epilepsy stigma using functional imaging techniques which can refine de-stigmatization campaigns.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

2006 – 2008

Educação Comunitária e a Construção de Valores de Democracia e de Cidadania: Ética e Diversidade nas Relações Humanas

Descrição: Este projeto de pesquisa busca estudar formas de ampliação dos espaços educativos que rompam os limites físicos dos muros escolares, assumindo que articular a escola com o bairro onde está localizada, incorporando os recursos da cidade e do entorno como espaços de aprendizagem, pode ser um bom caminho para uma educação em valores éticos e democráticos, que visam a cidadania. A essência de seu funcionamento está na constituição em cada instituição educativa do “Fórum escolar de educação comunitária”, que pretende desenvolver ações e projetos que convergem para uma educação comunitária assentada sob quatro grandes eixos temáticos que, de maneira geral, configuram campos principais de preocupação da cidadania nos dias atuais: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. Pretende-se estudar como a dimensão comunitária, o diálogo com a realidade cotidiana e as normas sócio-morais vigentes podem auxiliar no trabalho com a diversidade humana e a abordar e desenvolver ações que enfrentem as exclusões, os preconceitos e as discriminações.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

2005 – 2008

Os significados cognitivos e afetivos na resolução de conflitos interpessoais: Um estudo na perspectiva dos Modelos Organizadores do Pensamento

Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado em conjunto com pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade Politécnica da Cataluña (Espanha), Universidade de Granada (Espanha), Universidade de Massachussets (USA) e Universidade de São Paulo (Leste), e é financiado pela Dirección General de Investigación del Ministério de Educación y Ciencia de España (n SEJ004-07465/PSI), no período de 2005-2008. Insere-se no marco geral de trabalhos que estudam as relações entre cognição e afetividade no funcionamento psíquico. Com o objetivo de ampliar os estudos e as reflexões sobre o continuum entre as relações interpessoais, a resolução de conflitos, o raciocínio moral e a afetividade, a pergunta que orienta o referido projeto é: como se dão as redes de relações estabelecidas entre as vertentes externas do conflito (fatos e comportamentos manifestos) e internas (pensamentos, sentimentos, desejos e estratégias utilizadas em sua resolução), das pessoas envolvidas na situação? Com os resultados dessa pesquisa, além de conceder um lugar relevante às estruturas cognitivas, à atribuição de significados e às práticas, pretendo compreender como os Modelos Organizadores do Pensamento contemplam, junto às estruturas e aos significados cognitivos, os comportamentos manifestos, as estruturas e os significados afetivos.

Financiador(es): Ministério de Educación y Ciencia de España

2003 – 2004

Temas transversais em educação: estudo sobre estigma, preconceito e discriminação de portadores de epilepsia

Descrição: Esta pesquisa objetivou estudar se a instrumentalização dos profissionais da educação para trabalharem em sala de aula, por meio de propostas transversais de educação, temáticas relacionadas à Epilepsia, levam professores e alunos a reduzirem a estigmatização, o preconceito e as discriminações que experienciam os portadores dessa enfermidade.

2001 – 2004

Educação em valores e democracia escolar

Descrição: Esta pesquisa sistematizou uma série de experiências sobre como a escola e seus agentes podem atuar cotidianamente, de forma não fragmentada, com o objetivo de levar os membros da comunidade a construírem valores éticos e de democracia. Pautado nos princípios da transversalidade, da introdução da estratégia de projetos para o desenvolvimento curricular, do protagonismo estudantil na definição dos conteúdos e métodos das aulas, e das assembleias escolares como forma de democratizar as relações escolares e a resolução de conflitos cotidianos, a pesquisa focou o desenvolvimento de tais aspectos no cotidiano de uma escola de ensino fundamental.

1999 – 2001

A construção de uma escola democrática

Descrição: A pesquisa investigou as relações entre alguns aspectos do cotidiano escolar (os conteúdos escolares; a metodologia das aulas; o tipo de relações interpessoais que predominam no ambiente escolar; a auto-estima de professores, funcionários e alunos; o auto-conhecimento; e a construção de valores universalmente desejáveis) e os processos de democratização de uma escola pública de ensino fundamental no estado de São Paulo.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo